Pages

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Uso dos Incensos

DSCN2556
O incenso tem sido usado pelas pessoas para aromatizar ambientes porque diante de aromas agradáveis elas ficam mais descontraídas e com melhor disposição para desempenhar suas funções do dia-a-dia. 
Desde a antiguidade, místicos de várias culturas usam o incenso devido o efeito que o mesmo proporciona para o bem estar pessoal, tem sido usado também durante os momentos de oração, meditação, harmonização e criação mental.
 



Efeito psicológico – ocorre devido o simbolismo do uso do incenso, isto é, a fumaça do incenso, elevando-se e desvanecendo-se no ar, simboliza a ascensão da consciência e sua harmonização com a  realidade interna. O simbolismo provém da interação, por analogia, entre o fato físico de a fumaça elevar-se e desaparecer no ar, com o desejo do místico de elevar sua consciência para se harmonizar com Deus. O efeito é o despertar de um ideal elevado na mente, propiciando assim o seu desenvolvimento espiritual. Isto sendo feito habitualmente, sob a forma de ritual, torna-se uma ajuda efetiva para que se possa atingir esse objetivo.

Efeito sensorial - é o mais evidente e consiste na sensação de consciência agradável ou sensação de bem estar geral, provocada pela fragrância do incenso. O uso do incenso é uma prática usada desde época imemorial para sensibilizar o olfato e ativar assim a memória olfativa, pois é certo que os perfumes sempre nos fazem relembrar experiências passadas, da infância, de relacionamentos e de momentos gratificantes, etc. A reprodução dos vários perfumes da natureza, através dos incensos, possibilita a pessoa sintonizar-se com as forças positivas e criadoras do Universo na busca do que é bom e belo.

Efeito psíquico – a vibração do incenso pode estimular as funções de centros psíquicos, chakras, e glândulas que regem o fluxo das energias do sistema nervoso humano. O resultado é a ativação desses centros psíquicos, o que estimula o despertar místico. Além destes efeitos podemos considerar o efeito psicológico do simbolismo do fogo, representado pela brasa do incenso. O fogo representa e sugere luz e transmutação. O incenso atua no ambiente, modificando seu estado vibratório e tornando-o mais apropriado para a elevação dos pensamentos e harmonização com as forças cósmicas.
Portanto, o uso do incenso pode ter como motivo a simples e benéfica aromatização de um ambiente de trabalho, estudo ou moradia e também como ajuda para a concretização dos ideais mais elevados e sagrados das pessoas.

RITUAL DA PURIFICAÇÃO


1º - Inicialmente eleve o seu pensamento e procure entrar em comunhão com o seu ser interior, que é divino.

2º - Em atitude de prece, ofereça os incensos que vai utilizar à Divindade, aos Santos e Mestres de sua devoção.

3º - Acenda uma ou mais varetas de incenso e movimente-as em círculos, no sentido horário, ao redor de objetos, pessoas, ou pelos ambientes que queira purificar.

4º - Recite a seguinte oração enquanto movimenta os incensos:

" Que o Divino Ser que está presente em tudo, com a ajuda dos Anjos Protetores, dos Mestres e de todos os Santos, possa purificar o meu corpo, minha mente, meu lar, meu trabalho e todos os seres do meu convívio e atrair toda a ajuda do Universo para que..." (mencionar neste ponto o objetivo das suas orações...)

5º - Finalizar o ritual com a seguinte invocação:

" Se for da vontade de Deus, dos Anjos Protetores e de todos os Santos e Mestres, que Assim Seja !"
“Que todos os seres sejam bem-aventurados, Que sintam em seu coração o mais puro amor, Que sejam iluminados pela Luz da Verdade, Que vivam em paz e prosperidade.”

By Divina

Nenhum comentário: